Centenas de pessoas percorreram o trajecto entre a estação de Coimbra-B e a Praça 8 de Maio no âmbito da Marcha "Contra o empobrecimento, novo Governo e nova Política". Esta acção da CGTP-IN está a percorrer o país e culminará em Lisboa no próximo dia 13 de Abril. A DORC do PCP saúda todos os participantes e apela à continuação e ampliação da luta.
O PCP questionou o governo sobre a situação dos Estaleiros Navais do Mondego e cumprimento do contrato de concessão. A deputada Rita Rato questionou o Ministro da Economia e do emprego sobre o
concurso para concessão dos Estaleiros Navais que foi aberto em Maio de
2012 e em Setembro de 2012 foi atribuída a concessão dos Estaleiros
Navais do Mondego à Atlanticeagle
Shipbuilding. Segundo
notícias recentes esta empresa foi declarada insolvente ainda antes
do início do processo, por apresentar uma dívida acumulada de 9
milhões de euros. A Atlanticeagle
Shipbuilding terá
sido criada por uma empresa financeiramente falida, e terá sido
fundada em Junho de 2012 em Vila Nova de Gaia, um mês depois da
abertura do concurso para a concessão.
A
candidatura aos ENM foi realizada com as premissas da empresa
investir 18 milhões de euros, salvaguardando os postos e permitindo
a entrada de mais 300 funcionários. Segundo o contrato, a
Atlanticeagle Shipbuilding teria de pagar aos Portos de Aveiro
e Figueira da Foz 100 mil euros de caução e 500 mil euros pela
compra dos equipamentos.
O PCP solicitou ao Governo que por intermédio do Ministério da Economia
e Emprego, sejam respondidas as seguintes perguntas:
Tem
o Governo conhecimento deste problema?Que
tipo de auditorias realizou o Governo a esta empresa num momento
anterior àassinatura
do contrato de concessão?.
Qual
o ponto de cumprimento do contrato de concessão, designadamente
quento aos montantes pagos ao Estado e aos portos da Figueira da Foz
e de Aveiro?Coloca
o Governo a possibilidade de rescisão de contrato com esta empresa?
O
Governo tem conhecimento de outrasempresas interessadas nos
Estaleiros?Admite
o Governo usar todos os meios ao seu dispor para viabilizar os
Estaleiros, incluindo a intervenção direta do Estado, seja na
gestão seja no financiamento?
Que
medidas urgentes vão tomar para a salvaguarda de todos os postos de
trabalho existentes?
O PCP questionou o governo sobre o levantamento dos carris da linha Pampilhosa/Cantanhede/Figueira. O PCP tem vindo a intervir na defesa deste ramal tão importantes para os concelhos de Mealhada, Cantanhede, Montemor-o-Velho e Figueira da Foz.
A linha Pampilhosa/Cantanhede/Figueira da Foz assume uma importância estratégica para o desenvolvimento económico e social da região e para mobilidade das populações, ligando aos centros urbanos de Figueira da Foz e Coimbra.
Esta linha foi encerrada no dia 4 de Janeiro de 2009 por alegadas razões de segurança no dizer da REFER. Foi assegurado que o encerramento seria temporário e para realizar obras. O governo do PS, questionado pelo PCP, garantiu em Abril de 2009 que as obras seriam iniciadas em breve.