20240304 teresa costa comício coimbra

Boa noite,

Saúdo todos os presentes em nome do Partido Ecologista Os Verdes. Saudação aos nossos amigos do PCP e aos independentes que contribuem para fortalecer a CDU.

Companheiros e amigos

Já faltam poucos dias para o 10 de março, o dia em que temos nas nossas mãos o futuro das nossas vidas, o futuro do nosso país. Temos nas nossas mãos a possibilidade de mudar de política. Mudar de política é essencial para que possamos conquistar direitos e condições de vida dignas para todos.

Com a CDU reforçada na Assembleia da República será possível uma vida melhor e um futuro mais sustentável.

Os muitos dias de campanha, com centenas e centenas de ações desenvolvidas em Coimbra e no país, são marcados pela alegria, pela energia, pela confiança, pelo contacto e pela conversa, confirmando que a solução para melhorar a vida e o ambiente é o voto na CDU.

No final do dia, quando recolhemos a casa depois de um contacto, de uma conversa, depois de uma ação de campanha, que nos enche o coração com o reconhecimento do nosso trabalho, com o reconhecimento do projeto ecologista, com o reforço da confiança, com a esperança renovada, ligamos a televisão e somos confrontados com as percentagens das apregoadas sondagens, com a manipulação da nossa campanha e omissão do PEV. Como é natural, não ficamos imunes e alguns poderão sentir algum desalento e até alguma revolta.

Mas, daqui lembramos a todos e a cada um que as sondagens não votam e aqueles que fabricam e martelam até que os resultados saiam enviesados como o que eles querem, também só têm direito a um voto. Um voto apenas. Cada conversa, cada contacto, cada vez que alguém nos diz, vocês até têm razão, Os Verdes fazem falta no Parlamento, ou vou pensar nisso, então já estamos a dar um pontapé nesse desânimo para onde nos querem empurrar.

Mas, daqui também lembramos que estas sondagens são diariamente desmentidas pelas múltiplas ações levadas a cabo, por exemplo como aquela que se verificou, ontem nas ruas em Lisboa, ou o empenho de mais de 130 ativistas ecologistas que se juntaram para apoiar o regresso do Partido Ecologista Os Verdes à Assembleia da república.

Companheiros e amigos,

Sabemos que há ainda muita gente com dúvidas, descrentes nas soluções, revoltadas com as dificuldades que se intensificam a cada dia que passa e são essas pessoas que precisamos de ouvir de lhes relembrar que a situação que vivemos não é fruto do acaso, nem é inevitável, e de lhes apresentar as nossas propostas.

Domingo, dia em que somos chamados a eleger 230 deputados, é a oportunidade de conseguirmos que o Partido Ecologista Os Verdes regresse ao Parlamento.

O partido que tanta falta faz no parlamento para assegurar a voz ecologista, para defender a justiça ambiental como comprometimento, para transpor os problemas das populações, para garantir a justiça ambiental em Coimbra e para o país.

Nos dois anos, sem o PEV no Parlamento, praticamente se deixou de falar de recursos hídricos, de conservação na natureza ou dos megaprojetos pintados de Verde, falamos por exemplo dos extensos campos onde nascem milhares de painéis fotovoltaicos como aqui em Brasfemes ou em Soure que dizimam milhares e milhares hectares de floresta ou solos com potencial agrícola.

Com o regresso de Os Verdes ao Parlamento será possível dar resposta e continuidade às lutas que não largamos. Apesar de serem longas continuamos a lutar pela rede ferroviária nacional eficiente, pelo ramal da Lousã, pelo investimento na proteção e conservação da natureza, pela mitigação às alterações climáticas, continuamos a lutar pela igualdade, a igualdade de género com salários iguais para trabalho igual, igualdade na vida num claro combate a todas as formas de violência, de xenofobia, de racismo, homofobia ou de exploração.

Queremos voltar a alertar na Assembleia da República para as consequências das alterações climáticas que são uma realidade e a propor medidas que permitam a concretização das políticas mais importantes para a sua mitigação.

Precisamos de exigir um claro investimento no desenvolvimento do transporte público coletivo em todo o país, sem que tenhamos um país a duas velocidades, em que há regiões como o distrito de Coimbra que não têm oferta de transporte ou é muito residual, em particular fora do período escolar, para que se criem as condições de acesso a todos os direitos.

Queremos reforçar e fazer ouvir a exigência do direito à mobilidade com mais transportes, mais horários e mais segurança a preços acessíveis, garantindo assim o acesso a outros direitos à educação, à saúde, ao trabalho, à justiça, ao desporto, à cultura ao lazer.

Contem com Os Verdes para continuarmos a defender os espaços verdes, a floresta autóctone com o tão necessário reforço das equipas do ICNF, para continuarmos a valorizar as áreas protegidas, como é o caso do Paúl da Arzila, com o reforço da contratação de mais vigilantes da natureza.

Contem com Os Verdes para exigirem que a transição energética seja feita de forma justa e equilibrada, em que as populações são envolvidas, as economias locais são respeitadas e protegidas, em que o património natural e paisagístico possa ser preservado.

Sabemos bem que as dificuldades do dia a dia, as injustiças sociais a preocupação com o dia de amanhã, o tanto mês para tão pouco salário, por vezes nos desviam das preocupações e das questões ambientais, no entanto também não ignoramos que o governo de maioria PS, caiu por causa de projetos pouco transparentes que terão graves impactos na destruição de recursos naturais e na preservação das tradições agrícolas e culturais.

Temos que continuar a lutar para que os grandes poderes económicos não se sobreponham às necessidades das populações e às pequenas e médias empresas que contribuem para preservar e promover o desenvolvimento das regiões.

Por tudo isso afirmamos que com mais força à CDU é possível termos uma vida melhor com mais dignidade, com mais igualdade, mais justiça social e justiça ambiental.

A CDU é a força com os pés no chão e os olhos no futuro.

Dia 10 de março, o voto verde, é o voto na CDU.

Viva a CDU