20240304 luísa batista comício coimbra

CAMARADAS E AMIGOS:
Permitam-me que comece com um número: MIL. Sim, são já mil os jovens que declararam apoio ào à CDU. Mil os jovens que deram este grande passo e
encontraram na CDU as respostas para os mais variados problemas e injustiças que enfrentam no dia-a-dia.
Sou candidata da CDU, porque como muitos destes jovens, andei numa escola degradada em que ainda hoje os estudantes passam frio. Senti a falta do Ramal da Lousã e de uma rede de transportes pública, acessível e de qualidade. Juntei-me à CDU porque para poder continuar a estudar, tive que aprender o que é a exploração dos trabalhadores, os baixos salários, a desregulação dos horários e a precariedade. E, agora, a luta continua: pela paz, pelo direito a uma casa digna, contra todas as formas de discriminação e opressão, para que todos tenhamos acesso à cultura e ao desporto, pela defesa da Natureza.
Em tempos em que tudo parece ter um preço, em que a política de direita é pintada como uma inevitabilidade, em que se tenta a todo o custo reduzir o direito à
educação, à saúde, à habitação em meras mercadorias, por todo o lado há jovens que lutam e colocam as suas aspirações na CDU, pois viram que aqui não são colocados em espera. Pelo contrário, nós, os jovens, sabemos que somos o motor da transformação das nossas próprias vidas.
Os estudantes do Ensino Superior, acordaram hoje com a promessa do PS em acabar com a propina.
E nós perguntamos: Então, mas a propina não tinha acabado a 6 de Setembro, como disse o Secretário-Geral da JS na altura?
Não acabou antes, e só acabará depois de dia 10 de Março, com o reforço da luta dos estudantes, com mais votos e mais deputados da CDU que obriguem o PS a vir a essa e a tantas outras medidas essenciais para a vida da juventude.
A nossa campanha não é feita na televisão nem com discursos pretensiosos, não é feita à base da promessa de hoje que é a mentira de amanhã, mas é sim feita no contacto diário com a realidade concreta; é sim feita na rua, ao lado dos trabalhadores e dos jovens:
— É feita nas escolas e universidades, lado a lado com as justas reivindicações dos estudantes.
— É feita nos locais de trabalho junto dos jovens trabalhadores.
Porque o que realmente queremos, o que os jovens realmente querem não é ser um meio para um fim, para o grande capital, mas é sim ter direito a uma Escola e a um Ensino Superior Público, Democrático, Gratuito e de Qualidade; é ter direito a ser jovem e entender o mundo; não é, de todo, precisar de trabalhar para poder estudar nem sobreviver com mais mês que salário.
Camaradas e amigos, a campanha já vai longa e só temos razões para sentir orgulho porque é com esta confiança, com esta força, a força destes trabalhadores,
com a determinação dos jovens e do nosso povo — daqueles que produzem a riqueza do nosso país — que contamos para reforçar a CDU no dia 10 de março e
para prosseguir na luta contra as desigualdades e injustiças, juntos numa só voz.
Tenho muito orgulho em ter-me tornado mais uma das sementes decisivas deste Portugal de Abril que mais cedo que tarde será cumprido!
Vamos semear em Março para colher Abril.
Agora e sempre, a luta continua! Viva a CDU!