joomla templates top joomla templates template joomla

Células do Partido nos Locais de Trabalho em Coimbra - Sérgio Dias Branco

 

Nos Estatutos do nosso Partido, a célula de empresa ou outros locais de trabalho é descrita como “a organização de base do Partido,” “o seu alicerce”, “o elo fundamental da ligação do Partido com a classe operária, com os trabalhadores, com as massas populares,” “o suporte partidário essencial para promover, orientar e desenvolver a luta e a acção de massas.” Tal como as células nos seres vivos, a célula do Partido é uma unidade estrutural e funcional da nossa organização e orgânica. Unidade estrutural devido à sua natureza de classe, que organiza militantes comunistas onde trabalham. Unidade funcional porque apoia a intervenção do Partido, de acordo com o projecto de transformação social pelo qual lutamos. As células de empresa criam um espaço de cruzamento de perspectivas, de discussão e de intervenção, sobre as contrariedades, as reivindicações, e as aspirações no local de trabalho. A célula é uma estrutura de organização essencial para a mobilização efectiva e a luta concreta dos trabalhadores. Por isso, a criação e o fortalecimento destas organizações de base têm sido assumidas como tarefas determinantes do Partido.

Na Organização Regional de Coimbra, no seguimento da acção dos 5 mil contactos e dos objectivos definidos no âmbito do centenário do Partido, foram criadas células e foram responsabilizados camaradas por estas organizações de base. No distrito criaram-se 5 novas células, adicionadas às 7 que já existiam, e identificaram-se 7 possibilidades de novas células.

 

Sergio cn

 

As células da Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra e da Universidade de Coimbra recentemente criadas respondem a exigências colocadas nestes locais de trabalho. A célula da Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra tem reunido regularmente e edita um boletim, o Contraponto, que já vai no quarto número. Constituída por professores, esta célula tem discutido os problemas do ensino artístico em Portugal e tem procurado aproximar-se de outros trabalhadores da instituição, com vista ao reforço do Partido. A necessidade da célula da Universidade de Coimbra foi-se impondo, desde logo devido à co-existência neste local de trabalho de camaradas organizados internamente no Partido na Administração Pública Central e no Sector Intelectual. O impulso da criação desta célula deveu-se em grande parte à intensa luta contra a passagem da Universidade de Coimbra a fundação de direito privado e pela sua manutenção e valorização como instituição pública. Esta célula tem respondido a desafios complexos no plano unitário, nomeadamente a eleição e a actividades da Comissão e das Subcomissões de Trabalhadores, combatendo a sua instrumentalização e o posicionamento anti-sindical. O recuo nas propostas gravosas para o novo regulamento de prestação de serviço docente da Universidade de Coimbra, depois da oposição da Comissão de Trabalhadores, que se seguiu à contestação do Sindicato dos Professores da Região Centro, é um exemplo da força dos trabalhadores unidos.

A prática demonstra que podemos construir Partido e aumentar a nossa influência mesmo em ambientes adversos, dependendo sobretudo da nossa recusa do sectarismo e do oportunismo e da nossa defesa inabalável dos interesses, dos direitos, e da dignidade dos trabalhadores. O funcionamento das células enfrenta sempre múltiplas dificuldades na organização, na intervenção, no trabalho unitário, mas são elementos vivos da luta justa que nos anima todos os dias. Concluindo: nas células e através das células fincamos os pés bem assentes numa realidade laboral marcada pela exploração e pela precariedade, e afirmamos que somos trabalhadores, que somos lutadores, que somos comunistas!

centenário acções coimbra

 

20180100 mupi obra hidroagrícola do mondego

 

20180100 Breve Curso da História do Capitalismo

 

20201208 CARTAZ REVERSÃO DA FUSÃO WEB

 

20170210_ramal_da_lous_cumpra-se_o_aprovado.png

20201112 placa álvaro cunhal coimbra

20210326 covoes 24horas

20160910_universidade_fundao.jpg