joomla templates top joomla templates template joomla

Teve lugar na passada sexta feira, na Casa da Escrita a Mesa Redonda relacionada com a Justiça. A Mesa Redonda contou com a moderação de Rui Mendes, advogado, e João Oliveira, advogado e membro da comissão política do comité central do Partido Comunista Português.

Esta iniciativa, contou com a participação de muitos camaradas, amigos e associações sindicais do sector e pretendeu debater os principais problemas e constrangimentos na área da Justiça em Portugal, e as propostas que o PCP tem para garantir que este pilar do regime democrático funcione de forma adequada e possa dar resposta às necessidades das populações. Entre outros aspectos, falou-se da garantia do acesso à justiça e aos tribunais, das custas judiciais (e seus montantes muito elevados e de como impedem o acesso dos cidadãos aos tribunais), da necessidade de reforço de meios (equipamentos e trabalhadores), da valorização de salários e carreiras, da privatização da justiça e do combate ao uso da arbitragem pelo estado, dos impactos nocivos resultantes da criação de sociedades multidisciplinares na advocacia. Estes e muitos outros aspectos estarão em debate na construção do próximo Orçamento do Estado, pelo que é imprescindível prosseguir a luta pela defesa do regime democrático.

A crescente desresponsabilização do Estado dificulta ainda mais a concretização do direito constitucional à Justiça, colocando graves problemas aos cidadãos e abrindo caminho à desejada privatização deste sector pelo grande capital.

O PCP continuará na defesa de um poder judicial verdadeiramente independente e pelo respeito intransigente da Constituição da República Portuguesa!

 

debate justiça

debate justica2

centenário acções coimbra

 

20180100 mupi obra hidroagrícola do mondego

 

20180100 Breve Curso da História do Capitalismo

 

20201208 CARTAZ REVERSÃO DA FUSÃO WEB

 

20170210_ramal_da_lous_cumpra-se_o_aprovado.png

20201112 placa álvaro cunhal coimbra

20210326 covoes 24horas

20160910_universidade_fundao.jpg