20120616_logo_assembleia_concelhia_coimbra.jpg

Organização Concelhia de Coimbra do PCP vai realizar a sua IX Assembleia no próximo dia 16 de Junho de 2012 na Sala Polivalente da Casa Municipal da Cultura em Coimbra. O lema da Assembleia é “Por Abril - Mais PCP”.

A Assembleia terá início pelas 14h30, sendo que a sessão de encerramento realizar-se-à às 17h15. A iniciativa que contará com a participação de Vladimiro Vale membro da Comissão Política do PCP. É um momento importante na vida da Organização Concelhia de Coimbra do PCP, onde se discutirá a situação do Concelho, apontará as suas orientações e elegerá a sua direcção - Comissão Concelhia.

Os objectivos da IX Assembleia da Organização Concelhia de Coimbra do PCP são:

-Discutir e apontar linhas de reforço do trabalho do PCP no Concelho.

- Aprofundar a discussão da situação socioeconómica do concelho e apontar medidas para o desenvolvimento do concelho.

- Aprovar linhas de trabalho no sentido de aprofundar a luta de massas como elemento fundamental na construção de uma alternativa às políticas de direita.

- Eleger a nova Comissão Concelhia de Coimbra do PCP e discutir medidas de reforço do trabalho de direcção política.

A 9ª Assembleia da Organização é o culminar de um processo de discussão que envolveu as organizações do concelho. Foram realizados cerca de 15 plenários electivos por todo o concelho onde se elegeram os cerca de 70 delegados. No processo discutiu-se e construiu-se a Proposta de Resolução Política a ser levada à Assembleia. Dos plenários e das reuniões dos organismos surgiram dezenas de contributos e propostas de alteração que enriqueceram a Proposta de Resolução Política a levar à Assembleia da Organização do próximo sábado.

Da análise feita neste processo ficaram bem patentes:

- O agravamento da situação social do concelho fruto da aplicação das políticas de direita dos sucessivos governos foi intensificado com a aplicação do pacto de agressão assinado pelo PS, PSD e CDS com a troika estrangeira.

- O agravamento do desemprego, destruição do aparelho produtivo, descaracterização e encerramento dos serviços públicos.

- O ataque às micro, pequenas e médias empresas, que no concelho penalizam sobretudo o comércio, nomeadamente com o aumento do IVA para 23% na restauração.

- O ataque ao Serviço Nacional de Saúde e à Educação agravado no concelho com o encerramento da urgência noturna do Hospital dos Covões e encerramento de serviços/valências hospitalares e a constituição dos Mega Agrupamentos de escolas.

- A eminência extinção de freguesias por imposição Reforma Administrativa do território.

- A privatização da Água, um bem essencial e público, que não pode virar negócio para alguns.

- A necessidade de pôr o concelho a produzir e de valorizar quem trabalha como forma de sair de um ciclo vicioso que condiciona e compromete o desenvolvimento do concelho.

- A necessidade de romper com o pacto de agressão como factor fundamental para um rumo diferente de desenvolvimento do país e do concelho.

- A necessidade de reforço do PCP no concelho a par do alargamento e intensificação da luta dos trabalhadores e das populações, condições essenciais para a construção de uma alternativa.