joomla templates top joomla templates template joomla

20240327 posto médico de figueira do lorvão

Está a ser enviada aos utentes da Unidade de Saúde Familiar de Penacova uma informação onde se convidam os utentes a preencherem um documento para escolha do local de atendimento, mas no qual se diz que os locais que têm capacidade para receber utentes são apenas a Sede em Penacova e os Postos / Extensões Saúde de Lorvão e S. Pedro de Alva, deixando de fora o Posto de Figueira de Lorvão.

Em vez de colocarem médicos, enfermeiros e assistentes técnicos que garantam o normal funcionamento do Posto / Extensão de Figueira, este procedimento mostra um afastamento de uma desejada proximidade dos cuidados de saúde e uma clara intenção de esvaziamento do seu ficheiro de utentes, para posteriormente o poderem fechar.

A Comissão Concelhia de Penacova do PCP manifesta a sua total oposição ao encerramento deste serviço de saúde, que serve uma população de mais de 2.300 habitantes, distribuídos por 12 aldeias e duas unidades residenciais de caráter social que albergam dezenas de utentes idosos e deficientes, com necessidades especiais de cuidados médicos.

O PCP alerta a população para não cair no engano e exigir que sejam colocados os profissionais de saúde para o normal funcionamento deste serviço de saúde.

O PCP alerta ainda que a criação da Unidade de Saúde Familiar não resolveu nenhum dos problemas estruturais de falta de investimento e de contratação de mais trabalhadores, sejam médicos, enfermeiros, assistentes técnicos ou operacionais. Apesar de permitir a atribuição de incentivos aos profissionais, continua a não resolver o problema da valorização do salário base dos profissionais de saúde. O cumprimento forçado de indicadores criará distorções e poderá levar até a limitações nos exames de diagnóstico, A lei possibilita a existência de USF de modelo C, com gestão privada, o que constitui mais um risco de privatização do SNS.

O PCP lamenta que a Câmara Municipal não mostre mais força junto do Ministério da Saúde para impedir esta degradação da assistência médica na Freguesia de Figueira, ficando-se por uma carta ao Ministro e de anúncios de obras, se não for para utilizar as instalações ao serviço da população.

O PCP defende serviços públicos de proximidade, em particular dos cuidados de saúde primários, com a clara valorização dos seus profissionais.

A população de Figueira de Lorvão e do Concelho podem contar com o PCP e a CDU na luta com a população por melhores cuidados se saúde no Concelho.

 

Penacova, 27/03/2024

A Comissão Concelhia de Penacova do PCP

 
 
 
 

centenário acções coimbra

 

20180100 mupi obra hidroagrícola do mondego

 

20180100 Breve Curso da História do Capitalismo

 

20201208 CARTAZ REVERSÃO DA FUSÃO WEB

 

20170210_ramal_da_lous_cumpra-se_o_aprovado.png

20201112 placa álvaro cunhal coimbra

20210326 covoes 24horas

20160910_universidade_fundao.jpg