joomla templates top joomla templates template joomla

20141025_assembleia_da_organizao_concelhia_de_coimbra_1_web.jpgOrganização Concelhia de Coimbra do PCP realizou a sua X Assembleia no dia 25 de Outubro de 2014, na Casa Municipal da Cultura de Coimbra. A Assembleia, decorreu sob o lema Por Abril, Organizar e Lutar” e teve como objectivos discutir a intervenção do PCP no Concelho e eleger a nova Comissão Concelhia de Coimbra do PCP.

A Organização Concelhia de Coimbra do PCP reafirmou a sua bandeiras da defesa e valorização das funções sociais do Estado, do serviço público municipal, do poder local democrático, do desenvolvimento do Concelho, da valorização de quem trabalha, rompendo com décadas de política de direita no Governo e na Autarquia.

Na Assembleia estiveram patentes os ataques dos sucessivos governos à escola pública, com sucessivos encerramentos e desvalorização, contrastando com o apoio e financiamento dos colégios privados. A política de privatização da saúde que tem conduzido à descaracterização dos hospitais em Coimbra devido à sua fusão no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e a falta de meios materiais e humanos nos cuidados de saúde primários. Estes ataques necessitam uma resposta firme das populações e dos trabalhadores .

Da Assembleia saiu a exigência de reposição dos carris no Ramal da Lousã, electrificação da linha e extinção da empresa Metro Mondego – responsável por um projecto que, tal como está a ser implementado teve e terá consequências nefastas para a mobilidade no distrito, pondo em causa o futuro dos SMTUC na cidade de Coimbra. Exigiu-se ainda um financiamento por parte do Orçamento do Estado aos Serviços Municipalizados de Transportes de Coimbra, como acontece nos sistemas de transportes do Porto e de Lisboa.

Da análise feita à política da maioria PS na autarquia, concluiu-se que se tem caracterizado por uma prática centralista, em nada é consentânea com os valores democráticos do poder local e que tem contribuído para a paralisação de diversos serviços da autarquia, atrasando múltiplos processos e tomadas de decisão com claros prejuízos para os munícipes e para o concelho. Foram particularmente preocupantes as questões relativas aos protocolos com as juntas de freguesia que atrasaram e comprometeram também as obras nas freguesias.


No âmbito do trabalho de reforço do Partido no Concelho debateram-se a principais linhas

  • acção de contacto com os membros do Partido para a elevação da militância

  • campanha de adesão ao Partido “Os valores de Abril no futuro de Portugal”;

  • Prioridade à intervenção do Partido em grandes empresas e serviços;

  • Intensificar a organização das Comissões de Freguesia, de bairro ou área residencial;

  • Aprofundar o acompanhamento do Partido a todos os eleitos da CDU;

  • Reforçar a capacidade financeira e dinamizar a Campanha de Fundos para aquisição da Quinta do Cabo.


A Comissão Concelhia eleita confirmou o compromisso de, no plano Institucional e de massas, intensificar luta dos trabalhadores e das populações como factor fundamental para a defesa dos seus interesses dos trabalhadores e do Povo e para o combate à política de exploração e empobrecimento, pela demissão do governo, pela ruptura com a política de direita e por uma política que respeite os direitos dos trabalhadores – Uma política patriótica e de esquerda.

centenário acções coimbra

 

20180100 mupi obra hidroagrícola do mondego

 

20180100 Breve Curso da História do Capitalismo

 

20201208 CARTAZ REVERSÃO DA FUSÃO WEB

 

20170210_ramal_da_lous_cumpra-se_o_aprovado.png

20201112 placa álvaro cunhal coimbra

20210326 covoes 24horas

20160910_universidade_fundao.jpg