A CDU, pela voz do eleito João Pinto Ângelo, alertou para a situação do Corpo de Bombeiros Sapadores de Coimbra e exigiu publicamente que se acelerem as medidas que urge tomar para melhorar as condições de fardamento que desonram o município e se resolva, por uma vez, a falta de pessoal.

Não é de todo razoável que a imagem do município se veja reflectida em fardamento velho e desirmanado, denotando bastante degradação..
Os bombeiros municipais ressentem-se, nós deveríamos sentir-nos envergonhados.

A falta de bombeiros tem levado os actuais efetivos a passar dias seguidos no quartel com prejuízo pessoal e das suas famílias, obrigados a ultrapassar os limites legais de trabalho suplementar que deixa de lhes ser pago.
Desde 2003, há 14 anos, que não entra gente nova, hiato de dimensão desconhecida na história da CBSC e de resultados agora visíveis (a média de idades é de 43 anos). O procedimento de recrutamento em curso para 22 novos bombeiros não parece, tanto quanto sabemos, capaz de resolver a crise de efectivos, arrastando-se há já ano e meio..Importa que a carreira seja, de novo, reposta. A inexistência de chefes numa estrutura necessariamente hierarquizada, leva a que as funções destes sejam exercidas por bombeiros em postos inferiores, sem que vejam reconhecida a sua categoria.

Exigimos que se tomem, urgentemente, as medidas necessárias para resolver as carências deste corpo de profissionais.

20170426 exposição mais direitos mais futuro não à precariedade

20170222 coimbra em debate por uma vida melhor