joomla templates top joomla templates template joomla

Uma delegação do PCP reuniu com a Igreja Protestante Presbiteriana da Figueira da Foz, representada através do Pastor João Pereira e na mesma semana com o Bispo de Coimbra, D. Virgílio do Nascimento Nunes.

 A convergência entre comunistas e cristãos ou com pessoas com outras convicções religiosas tem raízes históricas na luta partilhada em defesa da dignidade humana, da justiça, da fraternidade e da paz. As reuniões, realizadas a pedido do PCP tiveram como objectivo aprofundar o diálogo e reflexão sobre os grandes problemas que preocupam os trabalhadores e as populações, o povo em geral, bem como estabelecer caminhos convergentes de justiça, desenvolvimento, e progresso social para o país.

 Na reunião com o Pastor João Pereira foi possível reafirmar a necessidade de envolvimento das populações na sociedade onde se inserem, tomando nas suas mãos os destinos das suas vidas, ainda mais importante considerando a actual situação política, social e económica.

pcp2

 Na reunião com D. Vírgilio foi possível abordar a complexa fase da vida nacional, com o agravamento do custo de vida e das condições dos trabalhadores e das famílias e das consequências económicas e sociais. O reportado e agravado aumento das solicitações de apoio a organizações católicas de cariz social, nomeadamente de âmbito paroquial, demonstra a continuada falta de uma resposta estrutural, fruto de opções políticas que mantêm profundas desigualdades na distribuição da riqueza produzida e baixos rendimentos para trabalhadores e reformados.

 A frágil situação dos imigrantes, que trabalham também no distrito de Coimbra, com condições de trabalho extremamente precárias, por vezes desumanas, constituiu também uma preocupação convergente, que exige intervenção urgente das autoridades e do poder político. 

 A troca de opiniões registada no encontro, além de diferentes abordagens na sociedade, revelou uma grande proximidade de posições. Com a sua intervenção própria, o PCP valoriza muito a relação convergente com diferentes confissões religiosas, reafirmando a posição da mão estendida aos Cristãos que Álvaro Cunhal defendeu.

 

centenário acções coimbra

 

20180100 mupi obra hidroagrícola do mondego

 

20180100 Breve Curso da História do Capitalismo

 

20201208 CARTAZ REVERSÃO DA FUSÃO WEB

 

20170210_ramal_da_lous_cumpra-se_o_aprovado.png

20201112 placa álvaro cunhal coimbra

20210326 covoes 24horas

20160910_universidade_fundao.jpg