Imprimir

20240228 sessão alterações climáticas 1

A CDU promoveu, na casa da Cidadania da Língua em Coimbra, um debate sobre as Alterações climáticas e a defesa do Ambiente. O debate contou com a participação de João Rodrigues, professor na FEUC e candidato da CDU, Vera Ferreira, Doutoranda em Alterações Climáticas e Vladimiro Vale, da Comissão Política do PCP.

João Rodrigues partiu de dois livros, um de Pierre Blanc, reiterando uma ideia forte – “A resposta que pode ser dada à degradação por vezes violenta do estado da natureza depende, em última instância, da natureza do Estado”. Outro livro, de Anatol Lieven, que considera questões ambientais, sobretudo na sua vertente mais ameaçadora, a das alterações climáticas, como a principal ameaça à segurança que os Estados nacionais terão de enfrentar, considerando que só estes podem ter a capacidade e legitimidade para superar o maior fracasso dos mercados da história.

Na sua intervenção, Vera Ferreira sublinhou "Ancorando-se no planeamento democrático ecológico e no controlo coletivo dos principais meios de (re)produção, o Ecossocialismo tem como horizonte a justiça social, em harmonia com os limites biogeofísicos do planeta. As grandes decisões sobre produção e investimento público deverão ser tomadas de forma coordenada por um Estado com legitimidade democrática, de acordo com critérios sociais e ecológicos e não em função do lucro.

Num momento em que Portugal se comprometeu a alcançar a chamada «neutralidade carbónica» até 2045, é de elementar justiça evitar que o fardo da transição energética recaia desproporcionalmente sobre quem trabalha e trabalhou. Só o cruzamento destes dois eixos fundamentais – trabalho e clima –, poderá conquistar o apoio popular e, por conseguinte, o respaldo democrático necessário para combater a crise climática". 

Vladimiro Vale sublinhou as premissas que têm guiado as propostas do PCP e da CDU em matéria ambiental defendendo uma viragem na política ambiental que assegure a preservação do equilíbrio da natureza e dos sistemas ecológicos, que respeite o «princípio da precaução» face a novas ameaças e problemas, que contribua para prevenir e mitigar os efeitos das alterações climáticas e que garanta a democratização do seu acesso e usufruto, combatendo a mercantilização do ambiente e a sua instrumentalização ideológica e política pelo grande capital.

20240228 sessão alterações climáticas 2