Imprimir

20240216 caulinos soure 3

Os candidatos da CDU às eleições legislativas de 10 de março, Fernando Teixeira, Daniel Nunes, João Rodrigues, Vanda Pereira, Teresa Costa, Manuela Santos, António Baião, acompanhados da deputada do Parlamento Europeu, Sandra Pereira e de outros activistas, visitaram o concelho de Soure sob a Temática do Ambiente.

No período da manhã observaram os impactos ambientais negativos na Serra de Sicó, com a actividade de várias pedreiras lá existentes, tendo terminado este período do dia com a visita na Zona do Rolhão/Paleão de uma Central de Painéis Fotovoltaicos com uma área de 24ha, em plena zona florestal destruindo largas centenas de árvores e afectando linhas de água.

20240216 caulinos soure 2

No período da tarde contactaram com populações da zona do Casal do Justo/Bonitos para ouvir as preocupações existentes sobre a proximidade do traçado da linha de alta velocidade, junto às suas habitações. Terminaram realizando uma sessão/Encontro sobre a Exploração de Caulinos na zona norte do concelho, no Casal do Redinho/Alfarelos, com a participação de representantes do Movimento de Luta Contra os Caulinos na Zona Norte do concelho de Soure, representantes de algumas Freguesias afectadas e população em geral.

Em todas as iniciativas realizadas foi possível constatar situações de atropelo ao ambiente que afetam a qualidade de vida das populações que residem nestas zonas mas onde foi possível encontrar pessoas determinadas a resistir e lutar pelos seus direitos.

Foi ainda realizado um almoço com a presença da deputada Sandra Pereira, candidatos e activistas da CDU.

20240216 caulinos soure