A CDU de Cantanhede divulga que os primeiros candidatos aos órgãos municipais serão:

joao laranjeiro cantanhede autárquicas

Câmara Municipal: João Laranjeiro

Estudou em Cantanhede (11º ano), tirou o Curso de Desenhador construção Civil e Dactilógrafo no ano 1978 em Mira.

Técnico Auxiliar de Educação na Cooperativa de Educação Cercimira, onde foram concluídos vários cursos de educação e ensino especial, audiologia e psicologia desde 1979, que culminou com uma reciclagem na Holanda em Maio de 1986.

Após o 25 de Abril de 74, contribuí para a iniciação e desenvolvimento de várias rádios locais (Rádio Livre de Mira, Rádio Miragem, Rádio Bairrada, Rádio Club de Cantanhede) recorrendo ao conhecimento adquirido enquanto disco jokey.

Em 1986 vinda definitiva para Cantanhede onde já residia desde 1980. Breve passagem pela multinacional Purina Portugal até Outubro de 1987 e ingresso nos Correios até hoje.

Delegado sindical desde então até hoje. Dirigente durante 12 anos e presidente da Assembleia geral do Sntct durante 4 anos.

Mediador de seguros e promotor bancário em vários bancos desde 1993.

Desde sempre ligado ao Cooperavismo e ao Associativismo

silvia carvalho CANTANHEDE AUTÁRQUICAS

Assembleia Municipal: Sílvia Marques de Carvalho

Nasceu em 10/07/1972, na Republica Federal de Alemanha, cidade de Meschede, Estado da Renânia do Norte-Vestfália (Nordrhein-Westfalen).

Frequentou o ensino básico na Marienschule – Katholische Grundschule der Stadt Meschede e 1º e 2º Ciclo na St. Walburga – Realschule.

A partir do 7º ano, regressou a Portugal, frequentando e completando o ensino secundário no Liceu Escola Dr. Manuel Laranjeira, na Cidade de Espinho.

Concluído o ensino secundário, entrou na Facultade de Direito da Universidade de Coimbra, concluindo a sua licenciatura em Direito, tendo posteriormente ingressado na Ordem dos Advogados, onde frequentou e completou o respectivo estágio de Advocacia, exercendo actualmente a sua profissão na cidade e concelho de Cantanhede, onde se estabeleceu há cerca de 20 anos em prática individual.

Tem patrocinado, enquanto Advogada, algumas causas colectivas, nomeadamente, o processo da construção do hotel da praia da tocha, em termos de pedido de reversão do terreno para o município e dos desvios dos fundos comunitários concedidos à promotora.

Frequentou algumas acções de formação, na área do direito administrativo, notarial e custas processuais.

Enquanto estudante da Universidade de Coimbra, foi dirigente associativo da Direcção Geral da Associação Académica de Coimbra, integrando e coordenando o pelouro da cultura, tendo participado activamente na luta contra as propinas e a favor da qualidade e desenvolvimento do ensino superior, no início dos anos ´90.

Integrou também a organização da queima das fitas e 1996, e a festa das latas em 1994.

FUTURO DE CONFIANÇA - TRABALHO, HONESTIDADE, COMPETÊNCIA

A CDU é uma voz insubstituível em Cantanhede, portadora dum projecto autárquico alternativo de valorização do Poder Local Democrático, de promoção do desenvolvimento, da produção local e da participação popular, bem como de va-lorização dos trabalhadores e dos serviços públicos.

DEFENDER OS SERVIÇOS PÚBLICOS! - HOSPITAL PÚBLICO DE CANTANHEDE

Desde o encerramento das urgências (PS) até à tentativa de privatização (PSD/CDS), e durante as sucessivas medidas que foram empobrecendo e esvaziando o Hospital Arcebispo João Crisóstomo, a CDU sempre interveio: exigimos mais médicos, mais enfermeiros e outros profissionais; mais meios materiais e a reposição do serviço de urgências e de valências, neste hospital que serve um vasto território e cerca de 60 mil pessoas.

USF - UNIDADE DE SAÚDE FAMILIAR - AS GÂNDRAS (FEBRES) ENCERRADA

Por falta de pessoal, as populações viram o direito à saúde negado quando encontraram as instalações encerradas no passado dia 21 de junho. O PCP logo interveio e apresentou na AR, dia 24, uma pergunta ao governo reclamando solução. Marcámos presença junto dos utentes e solidarizamo-nos com a sua luta.

A situação precária deste Centro de Saúde é a mesma que temos hoje por todas as freguesias. A resposta, não só à pandemia mas também às necessidades de saúde em geral, é REFORÇAR O SNS, das freguesias ao concelho. Para a CDU, valorizar o SNS passa por valorizar os seus trabalhadores, como os 20 enfermeiros do Hospital de Cantanhede que não receberam os valores devidos por causa da progressão na carreira, desde 2018, situação que o PCP combateu.

TELHEIRO NA UNIDADE DE SAÚDE (CASA DO POVO) DE CADIMA

Conseguimos solução para o problema! Em 20 de Novembro de 2019, a CDU dirigiu um ofício à ARSC- Administração Regional de Saúde e à Camara Municipal, tendo esta, finalmente, realizado a obra. Os utentes, particularmente os de menor mobilidade, estavam sujeitos às intempéries.

ÁGUA PÚBLICA A PREÇO JUSTO

Apoiamos o abaixo-assinado com 2820 subscritores pela redução do valor das taxas na faturação da água no concelho, por um preço de acordo com o consumo real. A CDU apontou ainda a necessidade de substituir a rede de canalização do concelho que, nalguns casos, tem várias décadas.

O CAMINHO DE FERRO É PRECISO!

A CDU foi sempre contra o fim do comboio e do ramal e estamos contra a intenção (PS/PSD) de fazer uma Ecopista no seu lugar. Exigimos a reposição do Ramal da Pampilhosa/Figueira da Foz e do comboio para passageiros e mercadorias, ligando às linhas da Beira Alta, do Oeste e a Coimbra. Este é um eixo estratégico de desenvolvimento do concelho e a solução mais ecológica e capaz de servir com dignidade as pessoas como transporte colectivo.

POR UM SERVIÇO POSTAL DIGNO!

Depois da privatização dos CTT, que votamos contra, o serviço piorou e ficou mais caro. A CDU marcou presença junto dos trabalhadores do concelho em greve, reclamando um reforço de meios de trabalho, pelo regresso ao controlo público desta empresa.

PELA REPOSIÇÃO DAS FREGUESIAS EXTINTAS

A CDU sempre esteve contra a fusão de freguesias executada por PSD/CDS. O PCP voltou, na AR, a propor a reposição a tempo das próximas eleições para as autarquias locais: votaram contra PS, PSD, CDS, PAN, IL e CH.

TRANSFERÊNCIA DE COMPETÊNCIAS

O PS, com os apoios de PSD e CDS, forçou a transferência de competências, atirando para as autarquias locais competências que são e devem ser do Estado, sem transferir os valores necessários para tal. A CDU votou sempre contra. As necessidades das populações ficarão em causa.

VALORIZAÇÃO DOS TRABALHADORES

A intervenção da CDU foi decisiva para que 85 trabalhadores do Rovisco Pais passassem a contrato efetivo, e 2 trabalhadores da JF de Cadima regularizassem os descontos para a Seg. Social. Na MAHLE, o PCP denunciou o uso abusivo de camaras de vigilância e esteve ao lado dos trabalhadores pelo pagamento do subsídio de turno.

AMBIENTE

A CDU apontou a remoção do amianto no mercado da cidade e votou na AM contra a exploração de caulino. A deputada do PCP Ana Mesquita visitou o local das descargas na Vala Real e exigiu ao governo uma solução. O deputado do PCP Miguel Tiago visitou agricultores e vítimas dos incêndios, como a Sanindusa, exigindo medidas de apoio aos afetados. O Partido Ecologista “Os Verdes” realizou uma ação de sensibilização na Praia da Tocha pela redução de plásticos.