Imprimir

A intervenção do Partido nas empresas da Figueira da Foz - Paulo Ferreira

 

Saudações à Conferência Nacional

Na situação actual o fortalecimento da organização e intervenção do Partido nas organizações de massas, particularmente daquelas que actuam no seio dos trabalhadores têm uma urgência e exigência acrescidas.

O fortalecimento dessas organizações de massas, o seu enraizamento, influência e capacidade de ação e luta, exigem o empenho dos Comunistas.

É pois com base no ponto 5.1.15, com o qual a organização do Partido na Figueira da Foz se identifica, que estamos a procurar reforçar a nossa intervenção em várias empresas da Figueira da Foz.

Nesta acção não podemos deixar de referir o trabalho iniciado há anos na então Soporcel, hoje Navigator Company, onde o Partido, através dos seus militantes no movimento sindical, conseguiu transformar um movimento de revolta numa acção de luta organizada.

Esta luta envolveu a praticamente totalidade dos trabalhadores e por força da sua unidade e após a convocação de uma greve de 4 dias, que não se concluiu até ao fim porque a administração, entretanto aceitou as reivindicações dos trabalhadores.

Com esta acção e fruto de uma ligação permanente aos trabalhadores iniciou-se uma sindicalização massiva que culminou com a criação de uma estrutura sindical interveniente e que se mantem até aos dias de hoje.

Foi no seguimento desta luta que conseguimos passar de um estado de ténue ligação a uma célula do Partido, que não sendo grande é, no entanto, vital para a intervenção junto dos trabalhadores.

Esta sindicalização e organização sindical, estendeu-se posteriormente às novas empresas do grupo Navigator Company na Figueira da Foz, estando já há vários anos consolidadas as 3 comissões sindicais das 3 empresas do grupo na Figueira.

paulo cn

Ainda relativamente ao grupo Navigator foi possível em Cacia/Aveiro, este ano de 2022 concluir um processo de sindicalização nas 2 empresas que se traduziu na eleição de 4 novos Delegados Sindicais e, finalmente, criar verdadeira organização sindical de classe em todas as empresas do grupo Navigator: 9 empresas = 9 organizações sindicais de classe.

Desde a criação deste grupo Navigator com fábricas na Figueira da Foz, Setúbal, V.V.Rodão e Aveiro, sempre foi prioridade para os militantes do Partido e, utilizando o mesmo conceito de grupo, a constituição e eleição de Delegados Sindicais em todas as empresas, tendo esse processo sido agora concluído.

Este facto consumado, sem a acção e apoio dos Comunistas no Movimento Sindical Unitário do sector, não teria sido possível e hoje podemos dizer com orgulho que há sindicalização e organização sindical em todas as empresas deste grupo Navigator.

Camaradas, ainda com resultados muito modestos, estamos a intervir em várias empresas da Figueira da Foz onde o processo tem sido, por um lado a procura dos problemas junto dos trabalhadores e, por outro lado, trabalhadores que procuram militantes do Partido para lhes colocar os seus problemas e questões.

Nos primeiros contactos procuramos envolver os sindicatos do respetivo sector, o que nem sempre tem tido êxito e que nos obriga a recorrer a outras formas de intervenção.

É uma questão essencial assumida por nós, não abandonar aqueles que nos vêm como a última barreira de defesa contra a exploração a que são sujeitos.

É também para o flagelo do trabalho precário que os Comunistas estarão na primeira linha combate, denuncia e acções concretas sempre na defesa de que para posto de trabalho efectivo corresponda um vínculo de trabalho efectivo. Mais de 77% do emprego criado no 3º trimestre de 2022 foi com vínculo precário.

Para nós, Comunistas, é também uma frente de trabalho intensa e prioritária, a defesa e valorização dos salários médios pois esses salários devem refletir e valorizar a evolução e progressão de carreiras profissionais, em todos os sectores e profissões, valorizando o trabalhador e a sua experiência, acumulada ao longo de uma vida de trabalho.

Camaradas, a intervenção do Partido nas empresas e locais de trabalho enfrenta dificuldades crescentes que nos obrigam a ter um conhecimento muito profundo da realidade concreta dos seus problemas. É a partir dos mesmos que conseguimos despertar formas de consciência que contribuem para a sua unidade e convergência de acção, independentemente das gerações, profissões ou origens étnicas.

Nós, Comunistas, lá estaremos ao lado dos trabalhadores e do Povo, como sempre estivemos, estamos e estaremos.

Viva a Conferência Nacional

Viva o Partido Comunista Português