Imprimir

O PCP reafirma a urgência de um centro de saúde mais apetrechado por forma a dar uma melhor resposta às necessidades e direitos da população de Oliveira do Hospital. 

É urgente a reabertura do SAP - Serviço de Atendimento Permanente (as "Urgências"), através do Centro de Saúde e é essencial uma articulação eficaz com o Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Com o encerramento das Urgências, a perda de referenciação para o INEM em caso de urgência favoreceu o negócio privado da doença, pois coloca ainda maiores dificuldades aos utentes que têm de ir muitas vezes até Seia, Arganil ou Coimbra para poderem ser atendidos.

É também urgente a colocação, por parte do Ministério da Saúde, de mais médicos, enfermeiros e outros trabalhadores no Centro de Saúde de Oliveira do Hospital e nas suas variadas Extensões, para que não cresça ainda mais a já muito extensa lista de Utentes sem médico de família (já são mais de 5 mil). É também urgente garantir os cuidados de saúde de proximidade, com o necessário investimento nas Extensões de Saúde das freguesias, como é o caso de Bobadela, entre outras, cujos encerramentos temporários rapidamente se tornaram permanentes. É também preocupante o caso de Ervedal da Beira, que, por falta de trabalhador administrativo em permanência, encerra alguns dias da semana.

É entretanto essencial que se cumpra a anunciada reabilitação do Centro de Saúde em Oliveira do Hospital, e que os fundos destinados à saúde sejam de facto investidos no Serviço Nacional de Saúde. 

A resposta prioritária passa pelo investimento no SNS através do Orçamento do Estado.  Passa também pelo fim dos privilégios concedidos aos grupos privados do negócio com a saúde e a doença, privilégios pagos com muito dinheiro público para lhes assegurar altos lucros. 

O PCP continuará a bater-se por um SNS forte, gratuito, universal e solidário, e estará ao lado da população de Oliveira do Hospital nessa luta!

 

centrodesaude