cdu logo
Concluídos, no essencial, os procedimentos de instalação dos diversos órgãos autárquicos de Coimbra, o PCP torna público o seguinte balanço:

1. Nas Freguesias
A CDU tem como princípio garantir as condições de governabilidade nos órgãos do poder local, viabilizando, no respeito pela expressão do voto popular, a constituição de executivos nas Freguesias.
A CDU constituiu executivos na Freguesia de Cernache e na Freguesia de Taveiro, Ameal e Arzila, juntas nas quais detém maioria, passando também a integrar o executivo de Eiras e São Paulo de Frades. Em obediência estrita ao princípio enunciado, a CDU viabilizou ainda soluções em Freguesias nas quais se registaram, em contexto de eleição dos órgãos, situações de empate susceptíveis de impedir condições de governabilidade.
Os eleitos da CDU estarão disponíveis, em cada Freguesia, para o diálogo democrático que permita a viabilização de políticas locais, numa postura construtiva de procura de soluções e implementação de medidas que vão ao encontro dos anseios e das necessidades dos Fregueses.

2. Assembleia Municipal
A CDU deu conhecimento a todas as forças políticas democráticas representadas na Assembleia Municipal, dos princípios por que sempre norteou a sua postura relativamente à constituição dos órgãos do poder local, em data anterior à da sessão de tomada de posse e constituição dos órgãos municipais.
Nesse sentido, a CDU defendeu a constituição da Mesa da Assembleia Municipal reflectisse a correlação de forças decorrente do acto eleitoral de 26 de Setembro último e fosse presidida pelo eleito nas listas do partido que reuniu o número superior de mandatos. A CDU defendeu, em todos os momentos, que os eleitos indirectos (presidentes de Junta de Freguesia) do Órgão fossem tidos em conta na análise da correlação de forças.
A impossibilidade de viabilização de uma solução que conciliasse posições ditou a decisão da CDU de não integração de qualquer lista concorrente à Mesa da Assembleia Municipal, e de abstenção na votação respectiva.
A CDU declara-se empenhada no reforço do papel da Assembleia Municipal de Coimbra. Nesse sentido apresentou já, na primeira reunião do mandato que agora se inicia, uma proposta de resolução destinada a melhorar o funcionamento daquele Órgão do poder local.

3. Aceitação de responsabilidades no Executivo Municipal.
A CDU vem assumindo responsabilidades executivas em diferentes mandatos da Câmara Municipal de Coimbra, tendo-lhe sido sempre garantidas condições de independência política e, simultaneamente, disponibilizados meios para o desempenho de funções nas áreas de competência atribuída.
Nesse sentido, no actual mandato e a convite do Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, o vereador eleito nas listas da CDU aceitou assumir responsabilidades nas áreas da agricultura, hortas urbanas e alimentação; espaços verdes e jardins; arquivo e biblioteca; serviço médico veterinário – áreas, na sua maioria, necessitadas de significativa intervenção e capacidade de iniciativa.

A CDU encara as responsabilidades atribuídas com confiança e espírito de serviço público, garantindo o máximo empenho no cumprimento daquele que virá a ser o plano de trabalho e de dinamização das áreas da (agora) sua competência. No trabalho a desenvolver serão naturalmente envolvidos os trabalhadores da autarquia e demais órgãos do poder local, num esforço colectivo de condução, ampliação e melhoria dos serviços a prestar à população e à defesa dos seus interesses.
No momento em que cessa competências no pelouro da Habitação Social, no qual realizou obra cujos frutos hão-de perdurar, a CDU reitera o compromisso de acompanhamento do trabalho autárquico no seu todo, numa postura de lealdade, empenho, espírito de cooperação e disponibilidade para o debate democrático, envolvendo-se na procura e na implementação de soluções que correspondam às justas aspirações do povo de Coimbra.