joomla templates top joomla templates template joomla

sinal_escola_2.jpgDesde 2011, altura em que por imposição legal a autarquia deixou de poder ter na sua posse a Casa da Criança, que o município de Soure se esforça para entregar a uma instituição privada, a IPSS Santa Casa da Misericórdia de Soure, este estabelecimento de ensino público.

A opção por esta instituição, tem obrigado o município a disponibilizar instalações, fazer obras de manutenção, ceder pessoal especializado e disponibilizar os transportes escolares das crianças que o frequentam, uma vez que a IPSS não possuía e ainda não possui condições físicas, nem recursos humanos, nem a valência de educação pré escolar, nem qualquer histórico de trabalho nesta vertente educativa.

Desde então temos manifestado a nossa discordância por esta solução de privatização de um estabelecimento de ensino público. Mas esta solução é também discriminatória para outras IPSS existentes no concelho que possuem este nível de ensino e suportam do seu orçamento todos os custos inerentes (encargos com instalações, recursos  humanos, transportes, etc).

 

Para o próximo ano letivo a DGEstE de Coimbra, irá deixar de atribuir o habitual subsídio a esta escola, pretendendo o município substituir-se à tutela e do seu orçamento financiar uma vez mais esta IPSS.

Seria aliás muito interessante saber-se quanto já custou ao município, desde 2011, a teimosia de entregar a Casa da Criança a esta instituição, quando sem qualquer custo para os cofres do município o poderia/deveria manter na esfera pública integrando o conjunto de escolas desta tipologia o Agrupamento de Escolas Martinho Árias de Soure.

Seria muito importante saber que interesses estão por detrás desta opção pouco clara, pouco lógica e que não racionaliza recursos financeiros.

Para que todo este processo assuma um ar de transparência o município elaborou e já aprovou na última reunião de câmara, com o voto contra da CDU, um protocolo com um conjunto de inverdades que importa desmontar:

1ª A afirmação de que é preciso garantir na freguesia de Soure esta oferta educativa é falsa. Na freguesia de Soure tem existido esta oferta pública, nos jardins de infância de Soure, Sobral, Pouca Pena e Simões e é certamente por se ter optado por esta solução de privatização que os dois últimos Jardins de Infância referidos, encerrarão este ano por falta de alunos;

2ª A invocação do interesse público para a passagem da Casa da Criança da área pública para a área privada é falsa. Obviamente que não se trata de interesse público pois se assim fosse deveria ter sido procurada uma solução que equacionasse a revitalização dos JI de Pouca Pena e Simões, impedindo que encerrassem. O que na realidade está em curso não é a defesa do interesse público mas sim o interesse privado.

Toda esta situação tem merecido da Comissão Concelhia de Soure do PCP o seu total desacordo porque não tem em conta os interesses do município nem dos munícipes. Não tem em conta a necessidade de racionalizar os recursos financeiros, não defende a escola pública e nem sequer trata em condições de igualdade as diversas IPSS existentes.

Nada nos move contra a IPSS Santa Casa da Misericórdia de Soure, cujo trabalho solidário que desenvolve em tempos tão difíceis para muitos, elogiamos, mas não subscrevemos o papel concorrencial com o ensino público que pretende assumir, usufruindo para isso de condições preferenciais que lhe são indevidamente disponibilizadas.

A Comissão Concelhia  de Soure do Partido Comunista Português

centenário acções coimbra

 

20180100 mupi obra hidroagrícola do mondego

 

20180100 Breve Curso da História do Capitalismo

 

20201208 CARTAZ REVERSÃO DA FUSÃO WEB

 

20170210_ramal_da_lous_cumpra-se_o_aprovado.png

20201112 placa álvaro cunhal coimbra

20210326 covoes 24horas

20160910_universidade_fundao.jpg