joomla templates top joomla templates template joomla

  20160218_visita_joo_ferreira_cheias.jpg

Cheias assolam frequentemente o distrito de Coimbra, causando elevado grau de destruição e elevados prejuízos. No início deste ano, os concelhos de Coimbra, Montemor-o-Velho e Soure foram particularmente afetados com a inundação de extensas áreas, destruição total de culturas e hortícolas, estragos em habitações, corte de estradas e da principal linha férrea do país Linha do Norte). Também algumas comunidades piscatórias fluviais foram afetadas, com a destruição de artes de pesca e a consequente cessação da atividade.

Como o PCP tem vindo a denunciar, a capacidade de resposta a estas situações tem vindo a diminuir, o que é indissociável da debilitação das estruturas desconcentradas da Administração Central do Estado verificada durante os últimos anos nas áreas da agricultura e do ambiente, entre outras. Este facto comprometeu a capacidade de intervenção em domínios como a limpeza de valas e linhas de água e o desassoreamento de leitos, situação agravada pelo atraso na conclusão do Aproveitamento Hidroagrícola do Baixo Mondego.A conclusão da obra nos vales dos rios Arunca, Pranto e Ega, bem como a conclusão da obra de emparcelamento, permitiriam outra margem de manobra na gestão de fenómenos meteorológicos extremos.

O POSEUR- Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos lançou um aviso de concurso que disponibiliza verbas para projetos de visem combater cheias e inundações, cujas candidaturas podem ser apresentadas até 24 de Agosto de 2016. Os apoios, sob forma de subvenções não reembolsáveis, destinam-se à administração pública central, autarquias locais e suas associações. A taxa máxima de financiamento é de 85 por cento.

Na página www.portugal2020.pt diz-se que “Serão apenas elegíveis operações que visem a concretização de intervenções no continente, localizadas nas 22 zonas críticas de inundação previstas na carta de zonas inundáveis “Water Information System for Europe – WISE”. Numa consulta à listagem das 22 zonas consideradas críticas, verifica-se que apenas a cidade de Coimbra e o Estuário do Mondego são abrangidas, ficando de fora importantes áreas da região do Baixo Mondego. Trata-se de zonas dos concelhos de Coimbra, Montemor-o-Velho,
Soure e Figueira da Foz que têm sido fustigadas pelas cheias nos últimos e que, deste modo, estarão fora das candidaturas a fundos comunitários para intervenções a nível da desobstrução e regularização fluvial e controlo de inundações. A confirmar-se esta situação, é colocada em causa a implementação de medidas de prevenção estrutural de catástrofes.

A Deputada do PCP, Ana Mesquita, enviou as seguintes perguntas aos Ministérios da Agricultura e do Ambiente:

Confirma o governo a exclusão da área do Baixo Mondego, entre a cidade de Coimbra e o Estuário do Mondego, da lista das zonas de risco de inundação? Em caso afirmativo, com que justificação?
A confirmar-se esta exclusão, que consequências podem advir para os projectos de aproveitamento Hidroagrícola do Baixo Mondego?

 

centenário acções coimbra

 

20180100 mupi obra hidroagrícola do mondego

 

20180100 Breve Curso da História do Capitalismo

 

20201208 CARTAZ REVERSÃO DA FUSÃO WEB

 

20170210_ramal_da_lous_cumpra-se_o_aprovado.png

20201112 placa álvaro cunhal coimbra

20210326 covoes 24horas

20160910_universidade_fundao.jpg