20160504_jornadas_pe_mira_pesca.jpg

O PCP, através dos seus deputados do PCP no Parlamento Europeu, promove esta semana uma vasta campanha de contactos destinada a valorizar e promover a produção nacional.

Na Praia de Mira, em contacto com pescadores da arte xávega, Miguel Viegas registou a necessidade de salvaguardar a especificidade desta actividade face às restantes artes de pesca. Contrariamente a parte da informação veiculada, a arte xávega tem um impacto reduzido ao nível das reservas de pescado. Em contrapartida, o impacto social, sobretudo a nível local é de enorme importância, assim como as externalidades positivas ao nível do turismo. Neste sentido, existem um conjunto de aspectos que devem ser melhorados, muitos dos quais objecto já de intervenção do PCP na Assembleia da República. Estamos a falar dos motores autorizados, do apoio ao combustível, do processo de venda em lota e ao público e da permissão de comercialização do primeiro lance independentemente da categoria do pescado.