joomla templates top joomla templates template joomla
pcp-logotipo.jpg  NÃO À PRIVATIZAÇÃO DAS FUNÇÕES SOCIAIS DO ESTADO

  O Governo, na senda do ataque às funções sociais do Estado, vai criando as condições para a privatização dos serviços públicos mais rentáveis.

O que se passou na Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Centro (DRAPC), é um exemplo muito negativo que nos continua a preocupar. Foram os despedimentos encapotados de mobilidade. Foi a reintegração pelos tribunais de trabalhadores ilegalmente despedidos e a humilhação psicológica desses mesmos trabalhadores a quem as chefias não distribuem trabalho ou tarefas. É o abandono de actividades do interesse dos agricultores e da agricultura, designadamente de laboratórios. Tudo isto, é razão suficiente para recear o que pode vir por aí.

A LINHA DE ATAQUE AOS SERVIÇOS PÚBLICOS REPETE-SE NA DRE – CENTRO

Primeiro foi a deslocalização da DRAPC, de Coimbra para Castelo Branco e da Direcção Regional do Turismo, de Coimbra para Aveiro. Agora, prepara-se para transferir, também para Aveiro, a Direcção Regional de Economia (DRE) do Centro, para satisfazer a sua clientela partidária.

Esta medida não tem qualquer sustentação técnica, económica ou de gestão eficiente de recursos. É uma aberração.

A DRE do Centro está sediada em edifício próprio, em Coimbra, construído de raiz para o efeito, com todas as condições e valências, incluindo as de laboratório, devidamente equipados, sem pagamento de rendas.

A centralidade destes serviços, relativamente à área abrangente, Aveiro (parte), Leiria, Castelo Branco, Guarda e ainda um concelho do distrito de Santarém é demonstrativo da justeza da manutenção da localização da actual sede e a que melhores garantias dá de produtividade. As reacções de desagrado dos agentes económicos da região, reflecte bem quanto é disparatada a decisão anunciada, a necessitar de ser enterrada.

Os utentes destes serviços têm de contactar, igualmente em Coimbra, a Comissão de Coordenação da Região Centro (CCDRC), o Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB), os Serviços de Saúde, os Estabelecimentos de Ensino e outros.


GRAVE DESRESPEITO PELOS TRABALHADORES

A par das razões apontadas, há ainda a forma como os cerca de setenta trabalhadores estão a ser tratados, como se de meros objectos sem valor se tratasse. A planificação da vida das suas famílias e as expectativas criadas, os custos associados ao cuidado dos filhos e seu acompanhamento aos infantários, escolas, centros de saúde, hospitais; as outras pessoas de família a cargo, incluindo idosos, são insignificâncias para o governo PS/Sócrates. O governo determina, autoritariamente, e manda executar!


PCP INTERVEM NA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

O PCP opor-se-á, por todos os meios ao seu alcance, que o Governo se esteja a servir deste expediente para despedir ou enviar trabalhadores para a mobilidade/despedimento, sobretudo quando grassa e cresce o desemprego de forma assustadora.

A Região e os trabalhadores podem contar com o PCP na defesa dos seus direitos e interesses, e desde já lhes expressa a sua solidariedade activa.

Para já, o PCP vai interrogar o Governo, através da Assembleia da República, sobre todo este processo.


PCP APELA À UNIDADE E À LUTA DOS TRABALHADORES DA DRE-CENTRO

O Organismo de direcção da Administração Pública Central de Coimbra do PCP

 Comunicado DRE Comunicado DRE (96.17 Kb)

centenário acções coimbra

 

20180100 mupi obra hidroagrícola do mondego

 

20180100 Breve Curso da História do Capitalismo

 

20201208 CARTAZ REVERSÃO DA FUSÃO WEB

 

20170210_ramal_da_lous_cumpra-se_o_aprovado.png

20201112 placa álvaro cunhal coimbra

20210326 covoes 24horas

20160910_universidade_fundao.jpg