goroskop sovmestimosti po shestopalovu sovmestimost' goroskopov po znakam zodiaka po date rozhdenija goroskop ryb na segodnja zavtra nedelja mesjats goroskop na 2017 skorpion god petuha adres
Posições Políticas
Multimédia
Contacta-nos
Avante!
O Militante
pcp-logotipo.jpg
Assinar Newsletter:

Receber em HTML?

Últimas

PENACOVA - PCP APRESENTA PROJECTO PARA MUSEU DE LORVÃO criar PDF versão para impressão enviar por e-mail
01-Nov-2016

20161029_mosteiro_do_lorvo.jpgO PROMETIDO É DEVIDO! PCP APRESENTA PROJECTO PARA MUSEU DE LORVÃO

Em Março, uma delegação do PCP, com membros da Comissão Concelhia e a deputada na Assembleia da República, Ana Mesquita, visitou o Mosteiro de Lorvão, acompanhada por técnicos da Direcção Regional de Cultura do Centro. A deputada do PCP teve oportunidade de conhecer o trabalho realizado por quem, no terreno, zela pela conservação e divulgação do nosso Património Cultural e ficou assumido o compromisso do PCP, de intervir no sentido da abertura daquele espaço ao público.

O MOSTEIRO - JÓIA DA "COROA” DE LORVÃO

O mosteiro de Lorvão é a «joia da coroa» da freguesia de Lorvão e do concelho de Penacova. Monumento nacional classificado, conta com um património artístico disperso por diferentes Museus Nacionais, Torre do Tombo (célebre Apocalipse de Lorvão) e Biblioteca da Universidade de Coimbra.

A IMPORTÂNCIA DA ABERTURA DO MUSEU

Com o encerramento do Hospital Psiquiátrico de Lorvão, a localidade perdeu em termos económicos e sociais, ficando mais isolada no contexto nacional e regional.
Daí a importância ainda maior da abertura do Mosteiro de Lorvão, como forma de dinamização local.

Actualmente é possível visitar a Igreja, o órgão restaurado, o cadeiral e os claustros (que foram intervencionados recentemente).
Foi feito investimento pelo Estado que criou, numa parte dos claustros, um espaço pronto para receber o variado espólio de arte sacra que inclui peças de escultura, pinturas, e ourivesaria.
O equipamento está pronto, mas continua sem cumprir as suas funções!

As peças estão armazenadas e dispersas, sem condições adequadas e em risco de se deteriorarem!

O PCP defende que este espaço deve ser de fruição pública de forma plena e deve ser tornado acessível à população tão rápido quanto possível, devendo o Governo assumir plenamente a responsabilidade, rejeitando a municipalização, prosseguindo o valioso trabalho já realizado pelas equipas técnicas na dependência da Delegação Regional de Cultura.

PROJECTO PARA MUSEU DE LORVÃO

Por tudo isto, o PCP apresentará, na Assembleia da República, através do seu grupo parlamentar, um Projecto de Resolução para a criação do futuro Museu de Lorvão, devidamente dotado de meios técnicos, materiais e humanos, durante o ano de 2017:

- Um museu que dignifique e valorize a cultura, a história e o património de Lorvão e das suas populações.

- Um projecto museológico que sirva de alavanca para o desenvolvimento económico e social da região.

- Um espaço com as condições técnicas e humanas de funcionamento que permita o regresso de algum espólio disperso (em especial o Apocalipse de Lorvão e o Livro das Aves), reforçando a atracção de visitantes.

- Um espaço que que aposte na sua vertente arqueológica e de estudo, em articulação com a Universidade de Coimbra.

< Artigo anterior   Artigo seguinte >

Destaque

20141100_mupi_pcp_ha_alternativa.jpg20140900_cartaz_mupi_forca_do_povo.jpg     20140600_mupifora_do_povo_pcp.jpg20140624_centenario_joaquim_namorado._cartaz.jpg

Joomla é um software livre sob a licença GNU/GPL.