20160812_implantao_festa_do_avante_2016.jpgA Organização regional de Coimbra está a preparar a 40ª edição da Festa do Avante. Este ano a Festa fica indelevelmente marcada pela incorporação no seu espaço da Quinta do Cabo, adquirida com o objectivo de vencer constrangimentos, de alargar e valorizar a Festa. Coimbra é uma das organizações pioneiras, a par do Algarve, Braga e Porto, que vão ficar instaladas neste novo espaço da Quinta do Cabo. Uma Festa maior com o objectivo de oferecer melhores condições a todos os que a visitam e nela participam, no magnifico espaço da Quinta da Atalaia, onde vão encontrar mais espaço, mais sombras, mais zonas de estar, um renovado acampamento destinado aos visitantes da Festa.

O espaço de Coimbra na Festa do Avante tem, este ano, uma decoração alusiva à música e cultura popular que integrará a exposição de vários instrumentos musicais pertencentes à colecção Louzã Henriques. Na exposição política estarão reflectidas a actividade e as propostas do PCP para Coimbra, as suas iniciativas e as lutas dos trabalhadores e populações do distrito. Serão também assinalados os 70 anos do IV Congresso do PCP, realizado na Lousã em 1946 onde, após o fim da II Guerra Mundial, o PCP definiu o caminho para o derrubamento do fascismo, os seus princípios orgânicos, a sua natureza e a sua identidade.

No pavilhão de Coimbra divulga-se também a cultura, a gastronomia e os produtos do distrito. Os milhares de visitantes da Festa terão à sua disposição quatro espaços distintos: um bar, um restaurante, uma venda de doçaria produtos regionais e um bar de bebidas.

No Restaurante de Coimbra, a gastronomia regional está presente com a tradicional Chanfana, com o Porco no Espeto (Prato e Sandes), com o Rancho à Moda de Coimbra e Bacalhau à Coimbra. No Bar os visitantes da festa poderão comer vários petiscos como Pataniscas de Bacalhau, Salgados regionais e não faltarão ainda outros petiscos como as Tapas de Queijo e Chouriço, Bifanas, Sopa à Lavrador e os Vinhos da Região. Na venda de Produtos Regionais os pontos de interesse são a doçaria regional como Pastéis de Tentugal, Queijadas, Nevadas de Penacova, Barrigas de Freira e os Pastéis de Sta Clara, os Vinhos os Queijos do Rabaçal, e também artesanato regional.

Em 2016 teremos uma Festa maior, preservando a sua identidade de grande festa popular, festa do povo, dos trabalhadores e da juventude portuguesa, Festa que é espaço de liberdade, convívio e alegria, espaço de valorização da cultura e das artes, de solidariedade e camaradagem, Festa aberta a todos pela mão do Partido Comunista Português.

20160815_implantao_festa_do_avante_2016_2.jpgNo renovado espaço será dada uma atenção especial para as crianças que encontrarão um novo espaço completamente renovado, ampliado e inclusivo, servido de melhor área arborizada, com novos brinquedos, que permitem a todas as crianças, incluindo as com necessidades especiais, usufruir da Festa.

A Festa do Avante! apresenta um amplo e vasto programa que percorre inúmeras áreas da música, ao teatro, ao cinema, à Ciência, à valorização do Livro e da leitura, às artes plásticas, ao Desporto e oferece a todos motivos de interesse para três dias de festa.

No plano político o Comício da Festa será o momento alto, no domingo, com a intervenção do Secretário-geral do Partido, que intervirá também no acto de abertura da Festa às 19h00 de 6ª feira. Acto que se realizará num novo local, na Quinta do Cabo, junto ao Espaço Central, assinalando a abertura da 40ª Festa do Avante! e também a abertura do espaço da Quinta do Cabo.

O Espaço Central, coração político da Festa, , também situado na Quinta do Cabo. albergará as principais exposições políticas patentes na Festa dedicadas este ano à Precariedade, flagelo que atinge centenas de milhar de trabalhadores, em particular das novas gerações no seguimento da campanha desenvolvida pelo Partido “Mais direitos, mais futuro – não à precariedade”; à situação política, que centrada no actual momento, afirmará a luta dos trabalhadores e das populações como indispensável para defender, repor e conquistar direitos, e valorizará o papel indispensável e insubstituível do PCP para as soluções dos problemas nacionais, afirmará a proposta de uma política patriótica e de esquerda e a importância do PCP e do seu reforço, em todos os planos, no ano em que vai realizar o seu XX Congresso; às 40 Festas do Avante! valorizando os seus principais traços e características, destacando alguns dos seus principais momentos e projectando para o futuro a valorização desta grande realização; e ainda uma exposição dedicada à Máscara Ibérica, valorizando este elemento de identidade e cultura popular.

A Festa do Avante!, pelo que é, pelo que representa e significa, pelo programa que apresenta, pelo ambiente fraterno que proporciona, pelo alargamento à Quinta do Cabo é, este ano, um acontecimento a que não se pode faltar.

A Entradas Permanentes (EP) têm um custo de 23 euros até ao dia 2 de Setembro e podem ser adquiridas nos Centros de Trabalho do PCP. A entrada, comprada nos próprios dias da festa custará 35 euros. Estão a ser organizadas várias excursões com partida de diversos pontos do distrito.