20160720_jantar_iv_congresso_com_jeronimo.jpgHá setenta anos, em Julho de 1946, realizou-se na Lousã o IV Congresso do PCP. Após o fim da II Guerra Mundial. O PCP definiu o caminho para o derrubamento do fascismo, os seus princípios orgânicos, a sua natureza e a sua identidade.

A Comissão Concelhia da Lousã vai assinalar o aniversário numa iniciativa com a participação de Jerónimo de Sousa, dia 22 de Julho, sexta-feira.

Este Congresso efectuou-se num "momento crucial do Século XX", após o fim da II Guerra Mundial, e num "dos períodos de mais força e influência do PCP na luta contra a ditadura".

Com a participação de quarenta e um delegados (e durante cerca de uma semana), o Congresso, além de eleger o Comité Central, discutiu e aprovou os seguintes documentos: O Caminho do Derrubamento do Fascismo (Duarte/Álvaro Cunhal); Defesa da Repressão Fascista (Alberto/José Gregório); Organização (Álvaro Cunhal); Actividade Sindical (José Gregório); Agitação e Propaganda (Gomes/Pires Jorge); Movimento Nacional da Juventude (Carlos/Guedes da Silva); Auxílio às Vítimas do Fascismo (Henrique/Dias Lourenço).

Pelo conteúdo do debate e pelas orientações e linhas de acção aprovadas, o IV Congresso constituiu um momento maior na história no Partido. Como tal, a Comissão Concelhia da Lousã não podia deixar de o evocar.

Ao promover esta iniciativa, com a participação de Jerónimo de Sousa, Secretário Geral do PCP, analisamos uma época já distante, com o olhar posto no futuro.