20141005__ix_assembleia__da_organizao_concelhia_figueira_da_foz.jpg

Realizou-se no domingo, 5 de Outubro a IX Assembleia da Organização Concelhia da Figueira da Foz do PCP. Os militantes do PCP e da JCP presentes no antigos Lavadouros de Buarcos fizeram o balanço da actividade do Partido, discutiram a iniciativa e organização do Partido no Concelho. A dirigir os trabalhos esteve uma mesa composta por Silvina Queiróz, António Baião, Membros da Comissão Concelhia, Francisco Guerreiro, Responsável pela Organização Concelhia da Figueira da Foz no Secretariado da DORC do PCP e Vladimiro Vale, da Comissão Política do CC e responsável da Direcção da Organização Regional de Coimbra do PCP.

Procedeu-se ao balanço do trabalho desenvolvido desde a última Assembleia, em que várias formas de acções e lutas foram desenvolvidas no plano nacional e local, momentos em que a organização do Partido esteve fortemente empenhada. A luta em defesa dos Estaleiros Navais do Mondego. A defesa intransigente do Hospital Distrital da Figueira da Foz. Acções em defesa dos trabalhadores das superfícies comerciais. Contra o encerramento dos CTT, e na defesa dos direitos laborais dos seus profissionais. A defesa da Escola Pública local. A defesa dos trabalhadores do Sector da Hotelaria e Alimentação. Acções pela conclusão da obra hidroagrícola do Mondego e em defesa dos agricultores e orizicultores. Luta pela reposição das 35 horas de trabalho semanal na Câmara da Figueira da Foz. Acções visando a melhoria de condições de trabalho de segurança no sector das Pescas. Grande envolvimento na luta contra o encerramento das Linha do Oeste e Linha da Beira Alta. Acções múltiplas por melhores transportes públicos urbanos e ferroviários e por horários consentâneos com as necessidades dos utentes. Mais recentemente, contra a alteração do sistema de pensões dos trabalhadores da Soporcel e a reivindicação de condições de acesso ao Porto da Figueira da Foz.
Do ponto de vista do reforço orgânico do Partido. Reafirmou-se a necessidade de concluir a acção de contactos com membros do Partido e de reforço da militância até ao final do ano, num quadro em que a Organização Concelhia já ultrapassou os 50% de militantes contactados. Manter o objectivo de aumentar a cobrança de quotas aos membros do Partido, com evidentes progressos nos últimos anos. Dar andamento à Campanha de Fundos para aquisição da Quinta do Cabo para a Festa do Avante. Reforçar a ligação às empresas e locais de trabalho e o trabalho junto dos reformados, assim como o trabalho reforço das organizações de massas e da ligação com eleitos e activistas da CDU.

No final da Assembleia elegeu-se por unanimidade e aclamação a nova Comissão Concelhia composta por 24 elementos, com uma média etária de 49 anos e com a seguinte composição social: 24% Operários, 33% empregados, 33% quadros técnicos e intelectuais e 9,5 Diversos. Com esta composição a concelhia fica com ligação directa a 9 empresas e sectores do concelho.