20140406_ix_assembleia_da_organizao_concelhia_de_montemor_o_velho.jpg

Realizou-se a IX Assembleia da Organização Concelhia de Montemor-o-Velho, no passado dia 6 de Abril de 2014, no centro de trabalho de Montemor-o-Velho. Foi eleita a nova Comissão Concelhia, com 14 membros, sendo que 7 foram eleitos pela primeira vez para este organismo, dando assim expressão aos recrutamentos que têm vindo a ser realizados no concelho. Como principais tarefas e orientações para 2014-2016 apontou-se: dinamizar a organização e intervenção do Partido ao nível das Freguesias e junto dos trabalhadores, contactar com os militantes do Partido no âmbito da Acção de Contactos e de elevação da militância. Foi ainda apontada a necessidade reforçar o Partido ligando-o à vida do concelho, acompanhar a actividade autárquica e dos eleitos, afirmando as linhas do projecto autárquico da CDU, defendendo o Poder Local Democrático, valorizando o serviço público municipal e a defesa dos interesses das populações e dos trabalhadores. À Assembleia seguiu-se um almoço comemorativo dos 93 anos do PCP onde participaram mais de 70 militantes e amigos e onde interveio o camarada Miguel Tiago, deputado na Assembleia da República.

Dia 6 de Abril realizou-se também a Assembleia da Organização Concelhia de Penacova, analisando a situação do Concelho e a actividade do Partido em Penacova. Em 2013 foi possível alargar o número de militantes, com 12 novos recrutamentos, criaram-se melhores condições no Centro de Trabalho com as obras de requalificação, comemorou-se o centenário do Álvaro Cunhal com exposições, sessões, projecção de filmes e uma visita ao Forte de Peniche. Apontou-se o alargamento da luta no concelho e o reforço do PCP como tarefas fundamentais, reforçando o trabalho nas freguesias, alargando o recrutamento e a cobrança de quotas, realizando acções de formação ideológica e promovendo a imprensa do PCP. Foi eleita uma Comissão Concelhia com 14 membros, com uma média etária de 43 anos.

Dia 5 de Abril realizou-se a Assembleia da Organização Concelhia de Lousã. Discutiram-se as consequências da política de direita no concelho, particularmente, no que diz respeito ao roubo do ramal da Lousã, reafirmando a palavra de ordem de exigência da reposição e modernização da linha ferroviária e a necessidade de continuar a luta junto com as populações. Foi ainda discutida a campanha de contacto com os militantes e de elevação da militância. Foi eleita uma comissão concelhia com 9 membros. Depois da Assembleia realizou-se um jantar de aniversário do PCP com a participação de Manuela Santos, do Comité Central e da DORC do PCP.