O PCP questionou o Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros sobre a Inclusão da candidatura do projeto 'Conimbriga - Cidade Romana e Território da Lusitânia Atlântica" na Lista Indicativa do Património Mundial da Comissão Nacional da UNESCO.
"Exmo. Senhor Presidente da Assembleia da República
Em junho de 2017, foi entregue carta e dossier do projeto “Conimbriga – Cidade Romana e Território da Lusitânia Atlântica: Exemplo de interação humana com o ambiente e centro cultural, artística, viário e polo dinamizador do eixo da romanização no centro de Portugal” à Comissão Nacional da UNESCO.
Desde então, os dinamizadores do projeto têm aguardado com expectativa a inclusão da candidatura na Lista Indicativa do Património Mundial da Comissão Nacional da UNESCO –
Tentative list submission format world heritage UNESCO. No entanto, não obtiveram ainda qualquer resposta. Relembre-se que, em dezembro de 2015, mais de 500 pessoas de todo o mundo, incluindo os arquitetos portugueses Siza Vieira e Souto Moura, subscreveram o abaixo-assinado de apoio à candidatura da cidade romana de Conímbriga a património mundial da humanidade.
Assim, ao abrigo das disposições regimentais e constitucionais devidamente aplicáveis, solicita-se a V.ª Ex.ª que possa remeter ao Governo, por intermédio do Ministério dos Negócios
Estrangeiros, a seguinte questão:
Qual o ponto de situação relativo à inclusão da candidatura do projeto “Conimbriga – Cidade Romana e Território da Lusitânia Atlântica: Exemplo de interação humana com o ambiente e centro cultural, artística, viário e polo dinamizador do eixo da romanização no centro de Portugal” na Lista Indicativa do Património Mundial da Comissão Nacional da UNESCO?
Palácio de São Bento, 11 de fevereiro de 2020"