joomla templates top joomla templates template joomla

20190827 acção defesa pneumologia covões

A CDU levou a cabo uma acção em defesa do Serviço de Pneumologia do Hospital dos Covões, com a participação de Vasco Nogueira, Médico e Candidato da CDU e António Baião, Dirigente Sindical de Hotelaria e também candidato da CDU.

Esta foi mais uma acção da CDU para alertar para esvaziamento e a desvalorização das diversas valências médicas e cirúrgicas do Hospital dos Covões - levadas a cabo pela Administração do CHUC – atingiram recentemente também o Serviço de Pneumologia, com o anúncio de encerramento do internamento a partir de sexta próxima. A CDU sempre alertou para os efeitos nefastos da fusão dos hospitais de Coimbra. 

Em Abril de 2019, o serviço de pneumologia foi formalmente extinto, deixando de ter direcção própria e passando para a alçada da Pneumologia dos HUC. Em Julho de 2019, foi confirmada “a diminuição de lotação do internamento de Pneumologia no Hospital Geral (Covões)”, resultando na concentração de camas de internamento nos já sobrelotados HUC. Tal como já sucedeu no passado e ainda sucede, a razão invocada foi a necessidade de dispor de “apoios multidisciplinares e diferenciados para doentes mais complexos” – que existiam no Hospital dos Covões até terem sido fragmentado ou mesmo eliminados pela Administração do CHUC. 

A esta perda importante acresce o plano de concentrar a Urgência de Pneumologia num único serviço polivalente nos HUC, de que resulta a perda desta importante valência no Serviço de Urgência do Hospital dos Covões.

Este tem sido o curso habitual para forçar o processo de fusão e subdimensionamento das unidades que integram o CHUC, que tanto tem contribuído para o congestionamento dos serviços do pólo HUC e que prejudica significativamente a acessibilidade das populações aos serviços públicos de saúde.

Face a esta situação, a CDU sublinha a necessidade imperiosa de revitalizar o Hospital dos Covões, de travar imediatamente o desmantelamento de Serviços e de reverter o processo de fusão do CHUC, processo este que tem facilitado a instalação dos grupos privados de saúde em relação inversamente proporcional à redução da capacidade de resposta do SNS.

A luta dos profissionais e dos utentes tem sido determinante para suster esta ofensiva e será tanto mais eficaz quanto maior for a mobilização das populações e o compromisso dos deputados eleitos pelo círculo de Coimbra.

A CDU afirma de forma clara o seu programa e o seu compromisso: é tempo de avançar e garantir de uma vez por todas o direito à saúde consagrado na Constituição da República Portuguesa.

20180305 97 aniversário do PCP

 

20180100 mupi obra hidroagrícola do mondego

 

20180100 Breve Curso da História do Capitalismo

 

20180203 jantar regional com jerónimo de sousa

 

20170210_ramal_da_lous_cumpra-se_o_aprovado.png

20170100_mupi_mais_direitos_mais_futuro_nao_precariedade_1.jpg

20170100_mupi_mais_direitos_mais_futuro_nao_precariedade_2.jpg

20160910_universidade_fundao.jpg